BLOG

Acompanhe o conteúdo informativo da Dra. Débora Estevão e compartilhe!

ARTIGO

PUBLICADO EM

Otorrino ainda indica a retirada das amígdalas?

Por Dra. Débora Estevão

As amígdalas palatinas e as vegetações adenoideanas (ou adenoides) são estruturas que fazem parte do sistema imunológico e estão presentes em todas as pessoas. Em condições normais, estas estruturas deveriam produzir anticorpos para ajudar na defesa contra os germes causadores de doença, especialmente na primeira infância.

Por que operar?

Em alguns casos, as amígdalas e a adenoide tornam-se um foco de doenças, seja por seu crescimento exagerado, seja por se tornarem alvo comum de processos infecciosos causados por bactérias.

Quando a freqüência e a gravidade destes problemas respiratórios e infecciosos são muito elevados, pode haver a indicação da remoção cirúrgica das amígdalas e da adenoide, visando á melhoria da qualidade de vida da criança e do adolescente.

Além disto, a cirurgia tem como objetivo restaurar a adequada respiração nasal e, assim, evitar os danos causados pela respiração bucal, como as alterações faciais e dentárias e o baixo ganho de peso.

Quando operar?

Não existe idade ideal para a cirurgia e sim o momento ideal na vida da criança. Juntamente com o otorrinolaringologista serão avaliados a história de infecções de repetição e de respiração oral e o impacto desta sobre o estado geral do paciente.

A indicação de cirurgia só pode ser feita após uma rigorosa avaliação clínica, com ajuda de exames endoscópicos ou de imagem que comprovem o prejuízo causado por estas estruturas. Após pesar os prós e os contras do tratamento cirúrgico, a decisão é tomada em conjunto com a família.

“Mas doutor, hoje em dia ainda se tiram as amígdalas?”

As cirurgias de amígdalas ou adenoides são ainda hoje as mais realizadas no mundo, entre as cirurgias de todas as áreas da medicina. Há algum tempo, porém, procedeu-se um número exagerado destas cirurgias por motivos que hoje não se operam mais.

Atualmente, quando indicada corretamente, a adenoamigdalectomia traz uma grande melhora na vida dos paciente e de seus pais.